ÁREAS DE ATUAÇÃO
ENERGIA
Um dos pilares da sustentabilidade econômica de um país é sua capacidade de prover energia e a logística de sua distribuição, com segurança e em condições competitivas e ambientalmente sustentáveis.

Elemento diferencial da Matriz Energética Brasileira, a hidreletricidade é a principal fonte de geração de eletricidade no país, respondendo por 81% do total produzido. O Brasil detém 10% do potencial hidráulico mundial e o aproveitamento desse potencial é estratégico.

Neste cenário propício, em franca expansão e de grande necessidade de investimentos em geração de energia nos próximos anos, a SPEC está altamente qualificada para participar estudos, projetos, gerenciamento e empreitadas integrais em geração de energia e de outros projetos de fontes alternativas, tais como gás e petróleo.

GERAÇÃO
Dentre todas as formas de geração de eletricidade, a hidráulica é a única que reúne vários atributos imprescindíveis nos dias de hoje: é renovável, não emite gases de efeito estufa, é competitiva, e, no Brasil, a construção das usinas pode ser feita praticamente com 100% de fornecimento de bens industriais e serviços nacionais, significando geração de emprego e renda no País.

As construções de PCHs ainda possuem relevância social para os municípios envolvidos, uma vez que propiciam a geração de empregos, a melhoria de infraestrutura e benefícios ao comércio local nas regiões próximas aos
canteiros de obras.

Assim, cada vez mais, se faz necessário o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos, buscando formas de estimular a racionalização do consumo de energia e a eficiência energética.

Estudos de inventários hidrelétricos
Estudos de concepção e viabilidade
Projetos básico e executivo
Estudos e projetos de PCHs
Análise de projetos e métodos construtivos
Planejamento de obras
Estudos de custos
Planejamento de recursos hídricos
Monitoramento, inspeção e instrumentação de barragens
Gerenciamento e fiscalização de Projetos
Av. João Pinheiro, 146 / 12º andar - Centro - Belo Horizonte, MG - CEP: 30.130-180
Tel: (31) 3218-3777 - Fax: (31) 3218-3701 - spec@spec.eng.br